ERA UMA VEZ O CINEMA


Funny Girl: A Garota Genial (1968)

cover Funny Girl: A Garota Genial

link to Funny Girl: A Garota Genial on IMDb

País: USA, 151 minutos

Titulo Original: Funny Girl

Diretor(s): William Wyler

Gênero(s): Biografia, Comédia, Drama, Musical, Romance

Legendas: Português,Inglês, Espanhol

Tipo de Mídia: Cópia Digital

Tela: 16:9 Widescreen

Resolução: 1280 x 720, 1920 x 1080

Avaliação (IMDb):
star star star star star star star star star star
7.4/10 (19290 votos)

DOWNLOAD DO FILME E LEGENDA

PRÊMIOS star star star star star

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Atriz (Barbra Streisand)

Prêmios Globo de Ouro, EUA

Prêmio de Melhor Atriz em um Musical ou Comédia (Barbra Streisand)

Prêmios David di Donatello, Itália

David de Melhor Atriz Estrangeira (Barbra Streisand)

Prêmios Laurel, USA

Prêmio Laurel de Ouro de Melhor Road-Show

Prêmio Laurel de Ouro de Melhor Atriz em uma Comédia (Barbra Streisand)

Grêmio dos Roteiristas da América

Prêmio de Melhor Roteiro de um Musical Americano (Isobel Lennart)

Sinopse: Fanny Brice é uma jovem pobre que sonha em fazer carreira no teatro de revista, como cantora.  Depois de várias tentativas sem sucesso, consegue sua primeira chance no "Kenney's Music Hall", depois de sua hilariante estréia como uma bailarina sobre patins.  Na platéia, encontrava-se Nick Arnstein, um rico e inveterado jogador que logo simpatiza com ela.  Bem relacionado, ele fala com o Sr. Florenz Ziegfeld, famoso produtor do "Ziegfeld Follies", a fim de que ele faça um teste com Fanny.

Aprovada, ela passa a trabalhar para Florenz, tornando-se em pouco tempo a grande artista de seus shows.  Nick sente-se cada vez mais atraído por ela, muito embora suas atividades façam com que ele passe mais de um ano sem vê-la.

Eles voltam a se encontrar casualmente em Baltimore, quando de uma turnê do "Ziegfeld Follies".  Ele a cobre de gentilezas e terminam passando a noite juntos.  No dia seguinte, ele se prepara para ir até Nova York, onde embarcará num navio com destino à Europa, a fim de tentar fazer dinheiro nas mesas de pôquer do transatlântico.  Fanny, por outro lado, deve continuar com a turnê da companhia que se prepara para viajar para Chicago.  Entretanto, ao chegar à estação ferroviária de Baltimore, ela avisa Florenz que vai se ausentar por uns tempos do "Ziegfeld Follies" e embarca para Nova York e, em seguida, no mesmo navio de Nick.  Já em alto mar, ela bate à porta de seu camarote e lhe faz tão grande surpresa.

No próprio navio, os dois decidem se casar e passar sua lua-de-mel.  De volta aos Estados Unidos, instalam-se numa bela mansão onde, meses depois, nasce sua filha.  Quando Fanny retorna ao teatro em grande estilo, Nick se acha meio por baixo, após sofrer grandes prejuízos com poços de petróleo e sua costumeira sorte no pôquer tê-lo abandonado.

Ela tenta ajudá-lo, fazendo com que um amigo o chame para ser sócio na instalação de um cassino.  Ele se anima mas, ao descobrir que ela estaria entrando com US$ 50 mil sem o seu conhecimento, volta atrás e não aceita a sociedade.  Cheio de dívidas e não aceitando a ajuda financeira da mulher, Nick se envolve em atividades fraudulentas e termina preso e condenado a 18 meses de reclusão.  Fanny continua a fazer cada vez mais sucesso no teatro.Ao deixar a prisão, ele a procura.  Embora ambos se amem, ele toma a decisão de acabar com o casamento, por não querer ser um estorvo na vida dela.

Funny Girl: Original Soundtrack Recording é o álbum, lançado em agosto de 1968, com a trilha sonora do filme musical Funny Girl, estrelado pela cantora e atriz americana Barbra Streisand.

O filme foi um grande sucesso na época e rendeu a Streisand o Oscar de melhor atriz. A trilha, traz as canções do álbum que viraram clássicas: "People" (regravada por uma enormidade de artistas), "Don't Rain On My Parade" e "My Man" (cantada em um dos programas da série Glee. O álbum, foi certificado disco de ouro em 23 de dezembro de 1968 e disco de platina em novembro de 1986 nos Estados Unidos e disco de Ouro no Canadá, por 50 mil cópias vendidas

O disco foi lançado em CD em 1990. Esse foi o primeiro, de 8 álbuns da Streisand a ser lançado num formato de LP "Quadraphonic". Trata-se de uma novidade da época, onde o vinyl permanece o mesmo, mas na gravação, o som é codificado e dividido em quatro auto falantes, dessa maneira, o som torna-se mais apurado A vantagem desse modelo, é que na grande maioria das vezes foram adicionados sons e vocais diferentes do álbum de estúdio, tornando-se um ótimo material para fãs colecionadores.

 

Elenco: